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Pneu sem câmara na intruder

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Mensagem por Alexandre Duarte Sáb Nov 02, 2013 2:21 am

Caros...

Muito fala-se das vantagens e desvantagens do uso de pneus sem câmara nas nossas motos.

É evidente que o uso de pneus sem câmara tem como principal vantagem a possibilidade de reparo muito mais simplificada, rápida e barata, pois não requer remoção do pneu e nem tampouco ocorre o esvaziamento instantâneo do mesmo em caso de furo.

Mais existe um pequeno detalhe que é muitas vezes deixado de lado e pode ser crítico tratando-se de segurança. Por este motivo deixo algumas especificações e dados que devem serem levados em conta no momento de se optar pelo uso ( ou não ) de pneus sem camara em nossa intruder que diga-se de passagem, NÃO TEM SEU ARO FABRICADO PARA ESTE FIM.

Conforme palavras de nosso amigo Claudio Santos:

- Não é aconselhável usar pneus sem câmara em um aro ou roda de liga-leve que não foi construída para receber este tipo de pneu.A roda do pneu sem câmara tem um ressalto para fixar o talão do pneu.

Segue abaixo imagem que especifica exatamente isso:

Pneu sem câmara na intruder A12

Tratando mais profundamente o assunto recomendo a leitura do artigo transcrito abaixo de total crédito a REVISTA 4 RODAS da Editora Abril e seu consultor Edu Zampier publicado em 28/12/2011

Transcrevo:

São muito comuns as dúvidas e as falsas certezas quando os pilotos se juntam para falar de moto, sempre aparece alguém cheio de opiniões e é preciso ser cuidadoso com aquilo em que se acredita, afinal, um erro na manutenção rotineira da moto pode ser trágico.

Já vi, por exemplo, quem defenda que instalar uma câmara de ar em um conjunto roda/pneu originalmente sem câmara pode reforçar a segurança contra furos e vazamentos de ar; ou que as rodas de liga leve são só enfeites, sem função prática...Tudo errado.

Para uma moto de motocross ou rali, em que impactos, pedras e saltos são constantes, uma roda raiada é bem mais recomendável que uma roda de liga leve de alumínio. O aro pode até amassar durante a transposição de obstáculos fora de estrada, mas a câmara não vai deixar o pneu esvaziar, mantendo a dirigibilidade. Há pouco tempo, utilizar roda raiada exigia exclusivamente a utilização de pneus com câmara - e é por isso que os sem câmara demoraram muito mais para chegar às motos que aos carros. Você já sabe que os pneus sem câmara são muito mais seguros, pois em caso de furo causado por prego (ou outro elemento perfurante) esvaziam bem mais lentamente que as câmaras de ar convencionais. Se isso já tem valor em automóveis, imagine em uma moto. Além disso, eventualmente podem ser consertados sem desmontagem, o que é, outra vez sem nenhum trocadilho, uma mão na roda. O tipo de conserto com o uso de "macarrãozinho" (o tal que pode ser feito com a roda montada se o furo for fácil de localizar) é provisório, e alguns fabricantes não o recomendam para uso em pneus de alta performance, mas é extremamente útil em viagens, por exemplo, em que o risco de desmontar um cardã ou uma correia de transmissão pode ser maior.

A tentativa de instalar pneus sem câmara em uma roda raiada poderia resultar infrutífera, pois a pressão correria o risco de escapar pelos niples que conectam cada raio ao aro. Atualmente, já existem aros para raios convencionais dotados de lâminas duplas sobrepostas ao aro. Nessa arquitetura de construção do aro, o niple não o atravessa totalmente. Alguns pilotos de supermotard, no início da categoria, utilizavam rodas raiadas e não colocavam câmara. Eles selavam cada niple e ainda utilizavam uma cinta interna que impedia um raio de entrar demais para dentro da roda. O objetivo era facilitar as trocas de pneus e deixar o conjunto capaz de aguentar saltos, além de torná-lo mais leve (sem o peso da câmara), facilitando a pilotagem.

Roda leve facilita a pilotagem e o trabalho das suspensões, aliviando o chamado "peso não suspenso", aquele que não está sujeito à ação de molas e amortecedores. Na categoria supermotard, atualmente, os pilotos de ponta utilizam rodas leves, às vezes até de carbono - e sem câmara, pois no circuito misto não há tantos buracos e pedras como no enduro, rali e motocross.

O pneu sem câmara é mais seguro, porque sua construção é totalmente hermética, diferentemente do pneu que tem a necessidade de usar câmara. O pneu sem câmara conta com uma camada interna chamada de liner (lê- se láiner). É uma fina camada de borracha que serve como impermeabilizante e reveste todo o interior do pneu, impedindo que o ar escape pelas camadas de lonas. O liner torna a câmara desnecessária e elimina a possibilidade de estouro súbito. No pneu sem câmara, evidentemente, também é possível que um prego penetre, mas o pneu tende a reter o prego que, a grosso modo, funciona como uma rolha de seu próprio furo por algum tempo. Isso torna a perda de ar mais lenta, o que diminui o risco de queda por perda de controle causada por um pneu murcho.

Com pneu sem câmara, a sensibilidade de pilotagem é mais precisa, o piloto sente melhor as imperfeições do piso em virtude do menor peso e da espessura do pneu. Claro, foi eliminada, precisamente, a espessura da câmara. As paredes do pneu ficam mais flexíveis, aumentando a área de contato com o solo e absorvendo melhor os impactos provocados pelas irregularidades da estrada.

A montagem de pneu sem câmara também é mais fácil que a de pneu com câmara. Mas é tarefa que deve ser realizada com cuidado, assegurando-se de que os talões assentem bem sobre a flange do aro e verificando, finalmente, se o conjunto está bem vedado. Cuidado para não colocar pneu sem câmara numa roda que não foi projetada para recebê-lo. O bico, ou válvula, é diferente no sistema sem câmara.

Num pneu sem câmara, a válvula é fixada na roda. O talão do pneu sem câmara também é especial. Além de ter importância no acabamento da estrutura do pneu, também tem as funções de reter o ar e fixar o pneu no aro, impedindo que gire e cause seu esvaziamento. A construção de um talão de pneu com câmara é mais simples.

Em superesportivas, o peso da roda, principalmente a dianteira, é importante para que o piloto não faça muita força no momento de mudanças rápidas de direção. Quanto mais leve for a roda e todo o conjunto "não suspenso", que resulta no efeito giroscópico, melhor e mais fácil a pilotagem.

Com ou sem câmara, os pneus devem ser objeto de constante atenção. Afinal, na moto, mais do que em qualquer outro veículo automotor, perder aderência com o solo, nem que seja por uma só fração de segundo, acarreta uma situação crítica.
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Mensagem por Tiu.Bruno Qui Nov 07, 2013 10:16 pm

Sem duvidas o uso de pneus sem camara em intruders não é aconselhavel, devido as suas rodas não serem fabricadas pra esse fim;

Dito isto, digo que eu uso e nesses 10 anos de motos, NUNCA vi acidentes de escapar talão de rodas, assim sendo uso e recomendo o pneu sem camara desde que não se economize com pneus de marca e qualidade duvidosa; nem se use a moto no limite estremo, logo se tu quer uma café race pra correr e não só visual estético não va nessa, mas se o objetivo é uso cotidiano e/ou moto turismo não há coisa melhor.

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Mensagem por Fátima Tigre Lage Sex Nov 08, 2013 2:22 am

Eu tô usando sem câmara tanto no dianteiro quanto no traseiro e com as rodas originais. Quais os riscos que eu corro, no caso? O pneu dianteiro tá novinho, mas não sei se tem esse liner aí e o traseiro já não está tão novo assim, precisarei trocar em breve. O rapaz de uma borracharia especializada aqui que fez uma adaptação de uns pitos lá e aí por fim, sei que deu certo ficar sem câmara... rs.
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Mensagem por Fátima Tigre Lage Sex Nov 08, 2013 2:27 am

Tiu Bruno, eu vi a sua moto no espaço de apresentação das Intruders, então, falando em pneu sem câmara e que a roda da Intruder não é específica para esse fim, qual a roda que você usa?
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Mensagem por Alexandre Duarte Sex Nov 08, 2013 10:26 pm

O pessoal usa a roda da intruder mesmo... ela não é a correta pra esse uso, mais funciona... a adaptação que seu borracheiro citou foi a colocação da válvula para esse fim, que é fixada diretamente no aro. As vezes chega a ser preciso aumentar o diâmetro da furação original.
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Mensagem por Fátima Tigre Lage Sex Nov 08, 2013 11:43 pm

Então, a possibilidade de ter algum problema é pequena, mas existe? É isso? Rs. Isso mesmo, ele colocou uma válvula diretamente no aro... rsrs.
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Mensagem por Tiu.Bruno Qua Nov 13, 2013 2:06 pm

exatamente, uso as rodas originais, ha sim a chance de problemas, mas é um risco minimo que considero insignificante; como disse ando de moto a 10 anos e nunca vi um pneu soltar do talão.

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Mensagem por Fátima Tigre Lage Qua Nov 13, 2013 3:43 pm

Ah sim... brigadão... rs. Eu vou precisar trocar o pneu traseiro em breve, vocês podem me indicar um que atenda a necessidade da moto e seja bonito? Tem um que o pessoal chama de pneu balão, é isso?
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Mensagem por Alexandre Duarte Qua Nov 13, 2013 3:47 pm

Quanto mais largo, maior o consumo e menor a velocidade final ! Fica a dica. A medida original é 3.25 / Aro 16

Já usei 3.75 mais realmente diminui a velocidade final e aumenta o consumo ( além de que é BEEEEMMM mais caro )
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Mensagem por Fátima Tigre Lage Qua Nov 13, 2013 4:11 pm

Entendi. Então é procurar um pra ser usado sem câmara dentro dessa descrição, 3.25 / aro 16? Rsrs... E o que é isso que o pessoal coloca 130 /90?
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Mensagem por Alexandre Duarte Qui Nov 14, 2013 12:51 pm

É outro tipo de medida de pneu existem 2 padrões: Polegadas e Milímetros..... Para melhor explicar, segue transcrição da materia publicada pela revista "MaisPneu - Revista dos revendedores de Pneus"

Por que alguns pneus trazem três números na sua medida, enquanto outros têm apenas dois? Você sabe o que significa um pneu ser 120/90 - 17, ou outro 3.00 - 18? Resolvemos explicar o que significam essas medidas para que você possa ajudar o cliente na hora de escolher a medida correta.

Primeiro é preciso saber que os pneus têm medidas em polegadas e em milímetros. Em polegadas também são medidas as rodas. Por exemplo, o pneu original traseiro da nova Yamaha XTZ 250 Lander é um 120/80 - 18. Medidas mais altas como esta (120) são em milímetros.

Isso significa que o pneu traseiro da Lander tem 120 mm de largura, e sua altura (ou seção) mede 80 % de 120, ou seja, 96 mm. A última medida significa que o aro da roda tem 18 polegadas de diâmetro.

Mas o que dizer então da Honda CG 125 Fan que usa pneu 2.75 - 18 na dianteira? Bom, medidas nominalmente menores significam que o pneu usa o antigo padrão em polegadas. A largura do pneu é de 2,75 polegadas, aproximadamente 70 mm de largura. E sua altura? "Os pneus com medidas em polegadas, apenas os convencionais, têm seção 100. Isto é sua altura tem a mesma medida da largura" explica o Gerente de Produtos da divisão Motovelo da Pirelli, Alexandre Sorrentino. Portanto, o pneu dianteiro da CG 125 Fan mede 2, 75 polegadas de largura e altura e é montado em uma roda de 18 polegadas.

A regra da seção 100, ou da altura igual a largura vale para todos os pneus que têm medidas em polegadas.
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Mensagem por Fátima Tigre Lage Ter Nov 19, 2013 4:26 am

Entendi... rsrs... Tem como me indicar um legal para eu colocar? Um que dê uma estabilidade boa? Rsrsrs...
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Mensagem por Alexandre Duarte Ter Nov 19, 2013 10:36 am

3.25 / 16
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Mensagem por Fátima Tigre Lage Ter Nov 19, 2013 10:08 pm

Valeu... rsrs.
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Mensagem por Tiu.Bruno Qui Nov 28, 2013 12:33 am

Então o ORIGINAL da intruder até 2010 é o Pirelli Mandrake MT15 3.25-16
mas parece que nas novas ta vindo o Pirelli City Demon 3.50-16 (pessimo desenho escorrega até no seco.

o original MT15 é muito bonito custa entre 120 e 150$ porem só dura cerca de 10mil km e não é pra ser usado sem câmara.

Eu uso o Metzeler Perfect ME77 120/90-16 (medida da trudi 250) desenho parecido com o do MT15 porem com borracha mais rígida o que aumenta sua durabilide, paguei 286$ nele, é sem camara e o ultimo destes que usei durou 35 mil km, sendo que viajo bastante e sempre com garupa e bagagem, ou seja carga total da moto.
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Mensagem por Fátima Tigre Lage Qua Dez 04, 2013 12:05 am

Tendeu... E esse 130/90, qual a marca boa que tenha ele? A diferença é muita?
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Mensagem por jeancsp Qua Dez 03, 2014 2:21 pm

Boa tarde, pessoal!

Sou novo aqui e tenho algumas duvidas, mas nao em relacao ao uso de camara de ar. Mas tenho uma observacao.
Tem muita gente que usa sem, mas os esclarecimentos anteriores sobre a seguranca sao muito validos... Ja vi comentarios sobre o pneu desencaixar em curvas... e, claro, tombo! rs...

Mas, vamos la...

Eu gostaria de aumentar o pneu dianteiro da minha 125 (que ja é uma 148,3 cc). Mas eu nao quero tirar o para-lamas e nem colocar um de plastico. Entao, gostaria de saber se alguem ja colocou algum maior que o da 250, q e 3.00R18.

Como li em algumas perguntas, o traseiro eu coloquei um 130/90R16 da Pirelli... ficou excelente para fazer as curvas bem deitadas... claro, o peso influiu no consumo e demora mais para dar velocidade.

Esteticamente, preencheu o vazio entre o para-lamas e o pneu... Ficou bem legal. Eu ia colocar amortecedores mais curtos... mas para andar em duas pessoas, nao daria, pois comeca a pegar muito. Mas se alguem colocou algum amortecedor menor, gostaria de saber qual foi, pois estou pensando em comprar outra Trudinha para fazer uma chopperzinha. Nao sei se o da Viraguinho 250 serve... aparentemente, sim. Se alguem souber de outro, ate pelo preco mesmo, informe, p favor.

Quando eu comprei esse pneu, peguei no Paraguay, que fica perto para mim, e na epoca o dolar tava bem mais barato. Eu paguei 95 doletas nele. E aqui ele custava quase 600,00. Mas encontrei hj no ML por 295 em 12x no cartao. Entao, nao compensa pegar mais no Py.

Ah, um detalhe... na capa da corrente, eu fiz um vinco pelo lado de dentro e fiz uma curvatura na barra do freio traseiro para parar de pegar... Antes nao pegava em nenhum dos lados... mas como vao aparecendo as folguinhas, comecou a pegar no canto do pneu.

Para quem nao quiser levantar tanto a altura, existe medida 120/80R16, que fica bem bonito tambem e nao pega em nada.

Entao, se alguem conseguiu colocar um pneu 3.25 na dianteira, por favor, passe as infos.

jeancsp

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Mensagem por Tiu.Bruno Sáb Dez 20, 2014 2:28 am

Jean eu antes desse 3.00 que to usando agora eu usava o 90/90-18 (que equivale ao 3.60) ficou bem durável mas achei a moto mais resistente nas curvas, isto é de tão estável tu tem de fazer força pra ela esterçar.

fora isso ficou muito bom e sem pegar em nada.
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