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Bateria de No-Break na Intruder

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Mensagem por Alexandre Duarte Qua Out 30, 2013 4:40 pm

Muito fala-se ao citar os diversos modelos, vantagens e desvantagens em termos de baterias compatíveis com a nossa intruder. Salientando-se sempre que a voltagem padrão é 12 V - 8 Ah independente do modelo escolhido.

Os três principais tipos de baterias compatíveis com tal são os seguintes:

Bateria Convencional :

Tem como principal característica ser a bateria padrão da moto quando sai da linha de montagem, e talvez por este motivo ainda seja massivamente usada pela maioria dos proprietários. Tem como principal característica o uso de placas de chumbo mergulhadas em solução ácida, que deve ser periodicamente checada o nível da mesma devido a evaporação que ocorre durante o procedimento de carga da mesma, sob pena de quando não é realizada a manutenção preventiva da mesma, sua vida útil é drasticamente reduzida pelo efeito de curto-circuito de suas placas entre sí devido a ausência de solução ácida entre as mesmas ( Placas Coladas ) .

Avaliação de Custo Benefício -----> Preço Médio

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Bateria Selada :

Considerada a "evolução" das baterias convencionais, por sua característica de não necessitar de manutenção, já que suas placas são isoladas entre sí por uma camada de fibra de vidro embebida na solução ácida, a grande "sacada" de não precisar de manutenção é que durante o processo de descarga o polo positivo gera oxigênio, que combinado com o hidrogênio gerado no polo negativo gera a água que ela necessita para se manter umidificada e em pleno funcionamento, no caso de excesso de produção de hidrogênio, as células são equipadas como válvulas sensíveis para liberar a pressão excessiva causada pela sobrecarga. No entanto, se estas válvulas falharem ou estiverem quebradas, a bateria pode explodir. Daí vem a recusa de alguns proprietários em usá-las, EU PESSOALMENTE nunca tive problemas com as mesmas, já cheguei a ver algumas deformarem por excesso de carga causado por defeitos em No-Breaks que enviaram tensões de até 110v de corrente ALTERNADA, quando na verdade a carga é realizada entre 12 a 14v de corrente contínua, portanto em minha humilde opinião são mais que seguras. Existem ainda modelos que usam Sílica Gel embebida na solução eletrólita em vez da fibra de vidro, mais daí é apenas opção do fabricante e isso influencia diretamente no custo final da mesma.

Avaliação de Custo Benefício -----> Muito Cara

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Bateria de No-Break 12v/9Ah :

Esta é o motivo desta publicação especificamente.
Trata-se de uma bateria SELADA, e com a mesma tecnologia usada na citada acima, só que com uma enorme vantagem: O PREÇO !
Devido a ser desenvolvida essencialmente para o uso em equipamentos de informática e segurança, tem um preço aceitável e bastante atrativo.
O modelo que recomendo o uso é o de 12 volts por 9 Amperes/hora.
Existem ainda modelos com maior amperagem, mais geralmente não cabem no compartimento de bateria da intruder e modelos com apenas 7 Amperes/Hora que tem o mesmo tamanho das 12V/9Ah, mais não são recomendadas devido a nossa intruder exigir 8Ah para seu perfeito funcionamento. Podendo-se é claro, usar-se as de 7Ah em caso de EMERGÊNCIA. Você apenas notará que a partida elétrica fica um pouco fraca, mais tira você do "prego".

Avaliação de Custo Benefício -----> Ótimo

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Agora vamos por a mão na massa e realizar a troca !

Como é facilmente percebido os conectores das baterias são diferentes , portanto você irá precisar de dois plugs conectores para bateria selada, vide foto abaixo e dois pedaços de fio flexível para realizar a emenda dos conectores originais da moto, aos novos conectores que vc acaba de comprar. Lembre-se de além de prensar o fio no conector, SOLDE-O também para evitar qualquer tipo de mal contato ou perigo do fio soltar do conector e você ficar "no prego".

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Realizadas as conexões agora é só soltar o parafuso lateral que prende a bandeja de suporte da bateria original (vide destaque na foto) e encaixar "na pressão" a nova bateria, podendo-se usar caso queira , um pequeno pedaço de borracha de câmara de ar para evitar o atrito, e voltando a apertar novamente o parafuso após encaixar a bateria.

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Como a bateria de no-break é mais baixa que as convencionais é necessário que se acrescente ( no meu caso usei dois pedaços de borracha ) algo para completar o espaço livre até a base, veja na foto !

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Feito isso é só partir pro abraço ! Estou usando a mesma bateria a mais de 2 anos sem nenhum problema, e friso que minha moto tem som e toda vez que ando com a mesma é com o som ligado ! Very Happy
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Mensagem por Ricardo Ramalho Sex Nov 01, 2013 7:39 pm

Interessante Alexandre, obrigado. Eu fiquei encafifado... entendo que material automotivo é mais caro do que material elétrico simples, muitas vêzes a gente paga só a marca famosa. Mas fico pensando... será que não dá nenhum problema? O conector da adaptação é mais frágil e fino do que o original, não?? Será que a conexão não esquenta muito? Abraço, Ricardo

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Mensagem por Alexandre Duarte Sáb Nov 02, 2013 2:00 am

Problema nenhum Ricardo.... minha intruder tem nada menos que 10 ANOS de idade, mais de 104.000 Kms rodados e em perfeito estado ! Tive problemas com baterias "convencionais" logo quando peguei ela.... todo ano tinha que por uma nova... depois do uso das baterias de No-break ( que eu já usava em minha moto anterior ) NUNCA mais tive problemas !
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Mensagem por Tiu.Bruno Qui Nov 07, 2013 10:38 pm

Sem duvidas as de no-break são baratas e bem atrativas MAS, em se tratando de segurança ha de se considerar 3 coisas, afinal como no tópico do pneu sem câmara vc frisa a falta de segurança devido a mudança de projeto, vamos as considerações:

1- Estas baterias são estacionárias, logo sua carcaça plastica é mais fraca, mas fina que uma automotiva; assim o risco dela quebrar num acidente banhando tua perna (potencialmente queimada e ralada) em acido.

2-Tbm devido ao fato de ser estacionária, ela tem as placas mas juntas e mais finas logo a vibração pode causar-lhe curtos e avarias.

3- essas conexões adaptadas pode sim superaquecer principalmente durante a partida (ponto máximo de exigência energética numa moto).

Assim minhas conclusões: o uso de baterias de no-break é viável sim mas tbm requer considerações, as baterias 'comuns' (c/ manutenção) são usadas em fabrica pra dar mais manutenção (dimdim pra CC) e tbm por ser mais barata; Logo as Seladas de Gel são fantásticas e vale cada centavo.

Então se és apaixonado na sua moto e não pretende se desfazer dela, vale o investimento.


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Modificações: Pneus Metzeler sem câmara, 120/90-16 na tras, e 3.00-18 na diant; Filtro de Ar de Papel; Som; Alforges; Guidão CB 400 II; Jaqueta de tanque; Lampadas Led; Farol de Brasilia e Macete de tubo Twisted Evil
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Mensagem por Alexandre Duarte Qui Nov 07, 2013 10:52 pm

Infelizmente vou descordar dos 3 pontos....

1 - Como citei, já ví bateria dessas inchar inteira por ter recebido por mais de 12 horas , carga em 220v ( defeito no estágio de potência do no-break ) e não chegou nem a trincar. Só se deformou.

2 - A mesma não possui solução ácida em ESTADO LÍQUIDO dentro da mesma, pois a mesma encontra-se embebida nas "buchas de absorção"

3 - Na PRÁTICA nunca tive problema com as conexões do mesmo, pois apesar de parecerem frágeis, não são, pois não tratam-se de adaptações e sim o MESMO CONECTOR usado nos no-breaks e desenvolvidos para suportar com margem a amperagem de carga da mesma ( 9 Ah ) Levando-se em consideração que a intruder usa originalmente baterias de 8 Ah então fora a margem de segurança, ainda temos 1 Ah de "sobra" , pois a mesma JAMAIS irá gerar mais corrente do que tem capacidade de acumular ( lei de perda energética )
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Mensagem por Fátima Tigre Lage Ter Nov 19, 2013 4:36 am

Agora fiquei em dúvida, se coloco o no break ou não... rsrs... Agora, essa da bateria selada lá, na parte de explodir, me deixou receosa... rsrsrs...
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Mensagem por Alexandre Duarte Ter Nov 19, 2013 10:39 am

Volto a repetir: Trabalho com informática e automação há 13 anos e NUNCA ví uma bateria de no-break explodir.
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Mensagem por Fátima Tigre Lage Ter Nov 19, 2013 10:09 pm

Rsrsrs... é porque sou cagada de urubu, Admin, sempre acho que pode dar errado comigo... kaoskoasko.
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Mensagem por Fátima Tigre Lage Seg Nov 25, 2013 5:33 pm

Galera, minha bateria foi para as cucuias. O mecânico vai dar uma armengada nela para me dar tempo de comprar outra, então, pensei na bateria de no-break. O que acham dessa http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-520510914-bateria-selada-get-power-12v-9ah-9-ah-p-nobreak-alarme-brin-_JM#questionText ? Aqui na minha cidade não achei com 9A de jeito nenhum. Só tem de 7A e a bateria original aqui da Intruder tá R$ 190,00, isso a vista, a prazo tá R$ 205,00... Please, me deem um help... rs.
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Mensagem por Alexandre Duarte Ter Nov 26, 2013 6:43 pm

Fátima..... a de 7 não dá futuro não... funcionar até que funciona, mais a bateria original da intruder é 8 Ah.... portanto a de 7 vai ficar meio fraca, só é recomendada como "paliativo" pra não ficar no prego.... use a de 9ah mesmo

Pode usar a do anuncio sim. Sendo de 9ah vai de boa ! Qq duvida na hora de instalar dá um grito por nós que a gente aparece no auxílio.
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Mensagem por Fátima Tigre Lage Qua Nov 27, 2013 2:41 pm

Então essa do anúncio tá de boa, né? RSrsrs... É ela mesmo então que irei comprar. Hoje ainda, pois a minha aqui já era. Deu uma esfriada no tempo aqui e a motinha não ligou, vai ser na base do tranco. Ruim é ter de esperar uns 10 dias pra chegar... OH God!
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Mensagem por Alexandre Duarte Qua Nov 27, 2013 2:54 pm

Na tua região não tem nenhuma loja que trabalhe com venda de equipamentos para cercas eletricas não? Pois essas lojas costuman ter as baterias de 9ah que são extremamente comuns nessas centrais de cerca eletrica e alarmes residenciais.
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Mensagem por Fátima Tigre Lage Qua Dez 04, 2013 12:13 am

Bateria comprada já... Comprei no ML. Mesmo com o frente, acho que ainda saiu mais barato se eu tivesse procurado por aqui. Mas aqui tem sim esse negócio de cerca elétrica. Quando fiz o pedido, não tinha visto sua dica aqui...rsrs.. Tô esperando chegar. Por sorte, consegui uma bateria emprestada pra não ficar sem moto...rs.
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Mensagem por Tiu.Bruno Seg Jan 27, 2014 3:06 am

Antes de me chamarem de sensacionalista (até pela incoerência de defender o uso de pneu sem câmara mas não o de baterias de no-break) atento que o fato da bateria Explodir é meramente em caso de colisão grave (que abale a estrutura da moto.

A minha bateria deu o que tinha de dar troquei por uma selada comum da velox (100$) pois as de nobreak tavam regulando o preço aqui em Barra Mansa-RJ e de gel não achei por menos que 150 + frete.

Vejamos o quanto ela dura.
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Mensagem por sirley rodrigues do amara Sex Abr 10, 2015 12:06 am

tenho uma intruder e coloquei uma nobreak 12v 9ah conforme ilustração de alexanre, mas ,não virou. o que pode ter acontecido?

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